Make your own free website on Tripod.com

Presente do Indicativo

Início
Contato
Receitas
Português
História
Passatempos
Notícias
Informações
Links
 

 

O presente do indicativo é um dos tempos primitivos, isto é, um dos tempos a partir dos quais outros tempos verbais derivam. Os tempos derivados do presente do indicativo são:

  • o pretérito imperfeito do indicativo
  • o presente do subjuntivo
  • o imperativo

 

O emprego do presente do indicativo é similar ao emprego do presente del indicativo do espanhol.

Emprega-se o presente do indicativo para enunciar fatos que ocorrem no momento em que se fala (Estou no aeroporto; Chove), expressar verdades universais (A Terra gira em torno do Sol), indicar ações habituais (Todos os domingos eles jogam futebol no clube).

Também pode se empregar o presente do indicativo em lugar do futuro (O filme começa às dez horas da noite; Eu viajo amanhã).

Muitas vezes o presente do indicativo é usado para evocar fatos acontecidos no passado, substituindo o pretérito perfeito (Os portugueses chegam ao Brasil em 1500).

 

EXERCÍCIOS

 

 

 

Complete com os verbos no presente.

 

A.Otávio ............................ (ser) o gerente de uma empresa muito importante da sua cidade. Ele ............................ (ser) casado e ............................ (ter) três filhos que ............................ (ir) à escola.

Todos os dias Otávio ............................ (fazer) as mesmas coisas: ............................ (acordar) às seis e meia da manhã, ............................ (escovar) os dentes, ............................ (fazer) a barba, ............................ (tomar) banho, ............................ (tomar) o café da manhã, ............................ (ler) o jornal ............................ (dar) um beijo na mulher e nos filhos e ............................ (ir) trabalhar.

Ele ............................ (ir) de carro ao escritório e ............................ (começar) a trabalhar às oito em ponto.

Durante o dia ele ............................ (ter) muito trabalho e muitas reuniões. Por volta do meio-dia ele ............................ (almoçar) um sanduíche numa lanchonete perto do escritório.

Geralmente, ele ............................ (voltar) para casa às sete da noite. Lá ele se ............................ (encontrar) com a mulher e os filhos e todos juntos ............................ (jantar) e ............................ (falar) sobre as atividades do dia.

Depois de jantar, eles quase sempre ............................ (assistir) à televisão e ............................ (deitar) cedo.

 

B. Use os seguintes verbos: brincar, estar, gostar, poder, precisar, querer (2), ser (2), ter, tomar.

 

Felipe ............................ meu sobrinho. Ele ............................ dois anos e ............................ muito de ir à praia, porque lá ele ............................ na areia, ............................ banho no mar e também ............................ brincar com outras crianças. Ele ............................ uma criança muito irriquieta, por isso nós ............................ tomar conta dele. Quando ele ............................ na praia, ele nunca ............................ voltar para casa, sempre ............................ ficar mais um tempinho.

 

C. Use os seguintes verbos: assistir, dormir, ficar, gostar, ir (3), jogar, sair, ser, voltar.

 

Minha irmã mais nova e eu ............................ boas amigas. Nós ............................ no mesmo quarto e sempre ............................ juntas. Nós ............................ das mesmas coisas: música, cinema e vôlei.

Todos os fins de semana ............................ ao clube e ............................ vôlei com nossas amigas. À noite, geralmente ............................ dançar e ............................ muito tarde. Nossos pais ............................ preocupados. Alguns sábados ............................ ao cinema e ............................ a algum filme.

 

D. Use os seguintes verbos: estar (2), falar, fazer, gostar, ir, morar, sentir, ser, ter.

 

Ricardo e Clara ............................ italianos. Eles ............................ no Brasil há quatro anos e ............................ bem português. Eles ............................ uma filha e dois filhos. A filha deles ............................ na Itália, porque ela ............................ faculdade lá. Os filhos ............................ com eles no Brasil, e ............................ à escola.

Eles ............................ muito do Brasil, mas às vezes ............................ saudades da Itália.

 

E. Responder afirmativa ou negativamente usando o verbo na resposta.

 

Exemplo: Você conhece o Brasil? Conheço, sim. / Não, não conheço.

 

  1. Você sabe falar russo?
  2. Você pode ir ao cinema hoje à noite?
  3. Você lê algum jornal?
  4. Você lê antes de dormir?
  5. Você põe açúcar no café? E no mate?
  6. Você quer conhecer o Brasil?
  7. Você faz compras todos os dias?
  8. Você diz “bom-dia” a seus colegas quando chega ao trabalho / à escola?

 

Exercícios interativos

                

click here to download file

envelopeanimado.gif

Copyright 2005-2008 © Português Bahía Blanca ׀ Todos os Direitos Reservados

Página atualizada em 13/02/09 ׀ Estamos na Internet desde 01/11/05

Para ouvir a música novamente, clique aqui